top of page

Critérios para instalação de caldeiras

Instalação de caldeiras novas e usadas


A instalação de caldeiras é um procedimento que exige qualificação técnica, uma vez que os procedimentos, processos e normas são complexos e além disto devem ser seguidas as boas práticas de engenharia, segurança, operação e manutenção. Vamos detalhar os principais critérios a serem seguidos em uma instalação de caldeira.


1. Local de instalação: O local de instalação deve ser destinado pata tal finalidade e seguir todos os requisitos da norma NR-13, códigos de projeto e procedimentos do fabricante. O não cumprimento da norma pode acarretar multas e interdições da instalação.

2. Manuseio: Durante o recebimento da caldeira deve ser observadas no descarregamento, o romaneio de todos os itens enviados pelo fabricante, se algum acessório da caldeira foi danificado durante o transporte, se não houve batida, amassamento no isolamento térmico, mesmo que este processo demore, todos os itens devem ser inspecionados, somente assim deverá ser aceito a caldeira.

3. Documentação: Além do projeto de instalação que deve ser concebido em conformidade com a norma NR-13, códigos de projeto e recomendações do fabricante, por um profissional legalmente habilitado, a caldeira deve possuir o prontuário do fabricante e manual de operação em língua portuguesa.

4. Inspeção inicial: Antes de entrar em operação a caldeira deve passar por inspeção de segurança inicial conforme NR-13, por um profissional legalmente habilitado, que realizará além da verificação dos documentos da caldeira, todos os testes necessários para garantir que a caldeira está em condições de entrar em operação e irá emitir a ART (anotação de responsabilidade técnica) da inspeção realizada.

5. Startup da caldeira: Erros humanos como negligencia, falta de comunicação, desrespeito com as normas de segurança, também podem contribuir para acidentes com caldeiras, por isto o startup deve ser realizado por profissionais devidamente treinados e qualificados para tal serviço. Durante o startup deve ser verificados as interligações hidráulicas, elétricas, instrumentação, comunicação de painel, funcionamento de instrumento, motores, bomba, dentre outros, também deve ser realizado testes de funcionamento da descarga de fundo, bombas, sistema de segurança, como nível baixo de água, vazamentos, dentre outros.

6. Operação: A operação da caldeira deve ser realizada por operadores que possui capacitação comprovada pela norma NR-13, além do estágio supervisionado de operação caldeira.

Também é importante que os operadores recebam um treinamento prático de operação da caldeira pelo fabricante ou pelo responsável do startup da caldeira, durante a operação a caldeira os operadores devem ser todas as rotinas previstas na operação conforme a norma NR-13 e procedimentos do fabricante.

7. Manutenção: Assistência técnica, manutenção, reparos de qualquer natureza, só podem ser realizados por profissionais devidamente qualificados, para que o reparo seja realizado conforme normas aplicáveis, para que possa garantir a integridade dos operadores, caldeira e operação.


A segurança é fundamental em qualquer setor industrial que utiliza caldeiras como fonte de energia e é por isto que o projeto, instalação, inspeção NR13, manutenção e adequação de caldeiras são cruciais.

Nós da Steamserv, compreendemos profundamente a importância desse assunto e estamos aqui para ajudá-los a manter suas caldeiras instaladas em conformidade com as normas.

Nossa equipe de especialistas é altamente qualificada e experientes em todas as áreas relacionadas a caldeiras, possuímos soluções completas, realizamos inspeções rigorosas, identificando qualquer desvio das normas de segurança e fornecemos serviços e soluções eficientes para projetos de instalação de caldeiras.

Contate-nos agora para agendar uma consulta sem custo e saber mais sobre como a Steamserv pode ajudar a proteger, aumentar a eficiência e prolongar a vida útil de sua caldeira.



instalação caldeira a gás
@steamserv


תגובות


bottom of page