top of page

Explorando o potencial do BIOMETANO como fonte de energia limpa e RENOVÁVEL.



O biometano tem sido considerado como uma opção atrativa para aumentar a segurança energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa no Brasil. O país tem grandes quantidades de resíduos orgânicos disponíveis para produção de biometano, como resíduos agrícolas e deixa de ser aproveitado atualmente. Além disso, o Brasil tem uma grande frota de veículos a diesel, o que significa que há um potencial significativo para o uso de biometano como combustível.

No entanto, a produção e o uso de biometano no Brasil ainda são bastante limitados. A maior parte do biometano produzido no país é usada para gerar eletricidade, embora haja alguns projetos de produção de biometano para uso como combustível de utilidade industrial. Existem também alguns obstáculos que precisam ser superados para expandir a produção e o uso de biometano no Brasil, como a falta de políticas e incentivos governamentais, o alto custo de produção e o baixo preço do óleo combustivel como o BPF1A, BPF1B e diesel.


1. AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO BIOMETANO PARA O MEIO AMBIENTE.

O biometano é uma fonte de energia renovável que tem várias vantagens em comparação com outras fontes de energia. Algumas das principais vantagens do biometano são:

  1. Baixo impacto ambiental: o biometano é produzido a partir de matéria orgânica, como resíduos agrícolas e resíduos orgânicos, em vez de combustíveis fósseis, o que o torna uma fonte de energia mais limpa.

  2. Redução de emissões de gases de efeito estufa: ao utilizar biometano em vez de combustíveis fósseis, é possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.

  3. Fonte de energia renovável: enquanto os combustíveis fósseis são fontes de energia não renováveis que se esgotam com o tempo, o biometano é produzido a partir de matéria orgânica renovável, o que significa que é uma fonte de energia que pode ser renovada continuamente.

  4. Redução do lixo: o biometano pode ser produzido a partir de resíduos orgânicos que, de outra forma, seriam enviados para aterros, ajudando a reduzir o lixo e a poluição do ar.

  5. Versatilidade: o biometano pode ser usado para gerar eletricidade, aquecimento e transporte, o que o torna uma fonte de energia versátil e útil em muitas situações diferentes.

Figura 01 - Produção de biometano a partir de aterros sanitários em grandes centros urbanos.


2. POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO BIOMETANO EM QUEIMADORES E CALDEIRAS.

O biometano pode ser usado em queimadores industriais e caldeiras como uma fonte de energia limpa e renovável. Ele pode ser utilizado como um substituto para o gás natural ou outros combustíveis fósseis, o que pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a melhorar a eficiência energética da indústria.

Para usar biometano em queimadores industriais e caldeiras, é necessário um sistema de alimentação de gás e um queimador especialmente projetado para funcionar com biometano. O biometano pode ser fornecido em cilindros pressurizados ou diretamente de um sistema de produção local.

Existem vários benefícios em usar biometano em queimadores industriais e caldeiras. Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, o biometano é geralmente mais barato do que o gás natural e pode oferecer uma maior eficiência energética. Além disso, o uso de biometano pode ajudar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a segurança energética da indústria.


3. PRODUÇÃO DE BIOMETANO NO BRASIL

No Brasil, o biometano pode ser produzido a partir de várias fontes de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, resíduos orgânicos urbanos, resíduos da indústria de alimentos e biodegradáveis, esterco e lixo.

Os resíduos agrícolas são uma fonte importante de biometano no Brasil. O país tem uma grande produção de grãos, como milho, soja e trigo, e esses resíduos podem ser usados para produzir biometano através da digestão anaeróbica.

Os resíduos orgânicos urbanos também são uma fonte importante de biometano no Brasil. Muitas cidades têm sistemas de coleta de lixo que separam os resíduos orgânicos dos resíduos sólidos, o que significa que esses resíduos podem ser usados para produzir biometano em vez de serem enviados para aterros.

Outra fonte importante de biometano no Brasil é o esterco, que pode ser produzido a partir de resíduos animais, como o esterco de vaca. O esterco é rico em matéria orgânica e pode ser usado como matéria-prima para a produção de biometano através da digestão anaeróbica.

Figura 02 - Biodigestores de resíduos animais para produção de biometano.

O lixo também pode ser uma fonte de biometano no Brasil, embora o uso do lixo como matéria-prima para a produção de biometano ainda seja bastante limitado no país.


4. CONCLUSÃO.

O aproveitamento energético do biometano em todos os setores geradores disponíveis apresenta uma sinergia gigantesca com o saneamento básico e tratamento de material orgânico residual pois apresenta inúmeras vantagens ambientais e energéticas uma vez que pode ser obtido a partir do tratamento de resíduos provenientes de áreas rurais, urbanas e de agro-indústrias. Além disso, a produção controlada e uso do biometano contribuem também para a redução de emissões secundárias de metano durante o tratamento desses resíduos. Somado a todas essas vantagens apresentadas tem-se o fato de que o biometano é um combustível renovável e sua utilização permite a redução do consumo de combustíveis fósseis, como o gás natural e o óleo diesel, podendo ainda ser usado para geração descentralizada, o que contribui de maneira imensamente positiva para o gerenciamento do sistema energético.


5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

  1. WWW.STEAMSERV.COM.BR

  2. COELHO, SUANI TEIXEIRA, GARCILASSO, VANESSA PECORA et AL. Tecnologias de Produção e Uso de Biogás e Biometano. INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE/USP/SYNERGIA, Editor: Suani T. Coelho. Setembro de 2018. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/327545187_Tecnologias_de_producao_e_uso_de_biogas_e_biometano. Acesso em : dezembro de 2022.

  3. ABIOGAS – Associação Brasileira de Biogás e de Biometano. Usina de Dois Arcos, 2015. Disponível em: <https://www.abiogas.org.br/?lightbox=image1svt>. Acesso em: dezembro de 2022.

  4. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Classificação de Resíduos Sólidos. Norma ABNT NBR 10.004:2004.

  5. BRASIL. Catálogo de tecnologias e empresas de biogás. Probiogás, Ministério das Cidades, Deutsche Gesellschaf für Internationale ZUSAmmenarbeit GmbH (Org.). Distrito Federal, 2016.

  6. TERA AMBIENTAL. Conheça as etapas do tratamento biológico de efluentes, 2013. Disponível em: <http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/223925/Conheca-as-etapas-do-tratamento-biologico-de-efluentes>. Acesso em: dezembro de 2022.



Komentáře


bottom of page